SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

JURUAIA SE MOBILIZA E PROJETO QUE USA A BICICLETA NA EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTAQUE NA ESCOLA

Publicado - 8 de Dezembro 2023

O projeto “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física” ganhou destaque ao ser desenvolvido durante o 2º semestre de 2023 na Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende em Juruaia – MG. Ao todo, 231 alunos do 4º e  5º ano da rede pública municipal se envolveram no projeto.

O objetivo do “Bike Game” foi de relacionar o uso da bicicleta no convívio escolar e social como um recurso de aprendizagem a partir das aulas de Educação Física permitindo que a bicicleta se torne um objeto educacional.

Para isso, foi elaborado um material didático sobre o uso da bicicleta na escola em um processo de gamificação, ou seja, a partir de uma metodologia de jogos utilizando elementos que motivem o aluno a conquistar níveis, resolver problemas e atribuir recompensas. O “Bike Game” conseguiu mobilizar várias secretarias da Prefeitura Municipal, pais, empresários e a sociedade local onde foi possível arrecadar 23 bicicletas (novas e usadas) e 14 capacetes para serem utilizados nas aulas. A mobilização na cidade partiu do grupo de ciclistas o “Pedal Juruminas”.

Com os recursos didáticos disponíveis para as aulas, o projeto foi iniciado com um total de 12 aulas/missões, sendo que em cada uma os alunos tinham objetivos a serem alcançados, para que assim, pudessem destravar objetos, ícones e novas missões no jogo.

O professor Fagner José Passos, responsável pelos alunos, falou sobre a iniciativa e o período de intervenção. “Sempre visualizei a bicicleta como possibilidades na Educação Física e já desenvolvemos um projeto com a temática durante o ensino remoto na pandemia da Covid-19 no qual tivemos bons resultados, e agora, ampliamos nossas expectativas e em parceria com o IFSULDEMINAS conseguimos construir uma proposta didática com o objetivo dos alunos terem acesso e aprender sobre a bicicleta, brincar com ela e com os colegas e refletir sobre várias questões presentes na sociedade como o território em que convivemos, o trânsito, o transporte, o meio ambiente, a inclusão e o ato pedalar”, destacou.

O professor também avaliou a aplicação do projeto na escola. “Posso afirmar que o “Bike Game” nos ajuda a repensar em nossa própria prática docente, mas também mostra a sua relevância junto aos interesses dos alunos durante o processo de intervenção, sentimos também uma sociedade interessada e participativa e esse envolvimento fez toda a diferença”, finalizou.

No domingo, dia 03 de dezembro de 2023, foi realizado o encerramento do projeto com um Passeio Ciclístico que reuniu alunos e familiares. Após o encerramento, o material didático será atualizado para que o “Bike Game” seja reaplicado nos anos seguintes e todas as bicicletas e capacetes serão reutilizados

O “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física” é uma iniciativa do professor Fagner José Passos, o projeto trata-se de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) e é realizado de forma colaborativa com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSULDEMINAS do Campus Muzambinho, Ana Carolina Figueiredo Leopoldino, Ana Luiza de Paiva, Andreia Dias Eustáquio, Lucas Silveira Gregio, Maria Luiza Aguiar, com a coordenação do professor Arnaldo Sifuentes Leitão e com apoio da Prefeitura Municipal de Juruaia através da Secretaria Municipal de Educação.

Juruaia 75 anos - História, saúde, educação, cultura, assistência social, esporte, desenvolvimento, comunidade... Eu sou o melhor daqui!!!