História de Juruaia

O ano de 1898 foi marcado pelo início de uma história, o começo de um povoado de Barra Mansa. A primeira construção foi à capela dedicada ao Santo Padroeiro, nosso querido São Sebastião, e logo foram surgindo casas ao redor da capela. O nome São Sebastião da Barra Mansa surgiu em homenagem ao padroeiro e também em virtude do encontro de dois pequenos rios na região, que são lentos e mansos.

O local foi evoluindo, a economia crescia e o povoado aumentava, até que em 1911 se tornou distrito de Muzambinho. No ano seguinte o distrito teve a sua primeira agência postal, estando no comando a primeira agente a Dona Maria Joaquina de Araújo, e então o distrito cresceu ainda mais.

Com todas as mudanças, em 1923 o distrito passa a se chamar Juruaia, que em sua etimologia também tem como significado mansa (juru) e barra (aia). Visto o crescimento do distrito e a fé que os moradores tinham, o Bispo Diocesano de Guaxupé, em 1942, elevou a vila para paróquia e nomeou o padre Dr. Genésio Nogueira Lopes como seu primeiro vigário.

Foi em 1948 que a comissão pró-emancipação, após muita dedicação e esforço, conquistaram a emancipação municipal, e finalmente Juruaia se tornaria uma cidade, com todos os seus direitos. Devemos agradecer à toda a equipe patriótica, são eles os Senhores Eduardo Senedese, Pe Dr. Genésio Nogueira Lopes, José Luiz Marcondes Junior, José Senedese, Teófilo Resende, Antonio Tomé de Resende e Deputado Augusto de Figueiredo. Juruaia hoje é um dos maiores pólos produtores de lingerie do país, responsável por cerca de 15% da produção nacional, e com suas potencialidades agrícolas também cresce e movimenta a economia a cada dia.

Formação histórica do povoado do município de Juruaia

O povo que hoje habita a cidade de juruaia e grande parte de seu município, tem como descendentes básicos, portugueses e espanhóis. Sendo que 70% portugueses 20 % espanhóis e 10 % outras nacionalidades incluindo italianos e alemães.

Portanto se analisarmos a fundo nossas origens, fatalmente vamos observar que somos mais europeus que nativos.

Provavelmente todas as áreas de terras que formam o município de juruaia, foram ocupadas na sua origem antes de 1850, porque antes dessa data as terras que não tinham donos eram apossadas pelo primeiro que chegasse. O município de juruaia não foge a regra da maioria dos municípios que ocupam hoje o sul de Minas Gerais, tendo a exploração do ouro pelos portugueses, nas cidades de ouro preto e mariana, como o fator que proporcionou o surgimento desses povoados, incluindo o povoado que hoje é juruaia.

Como o fim do ciclo do ouro em Minas Gerais, por volta de 1790 a 1810, todas as populações que viviam dessa economia se viu forçado a procurar novas terras, e é justamente nessa busca por novas terras que proporcionou que famílias de descendentes de português chegassem até nossa região.

A Cidade