SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

ENGENHEIROS DA FUNASA E SEMAD REALIZAM AVALIAÇÃO DAS OBRAS A ETE EM JURUAIA

Publicado - 30 de Agosto 2021

Na última quinta-feira (26) engenheiros da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e engenheiros da Secretaria de estado de Meio- Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) estiveram em Juruaia realizando avaliação das condições das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. Depois de feito, o relatório sobre as condições gerais das obras apontará os pontos que precisam de atenção para que a obra seja concluída.

Estiveram presentes na avaliação os engenheiros Lucas Gonçalves Moreira (SEMAD),  o diretor de abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da SEMAD, Kleyner Jardim; os engenheiros da Funasa Rômulo Teobaldo e Edilson Werneck; e o representante da COPASA, Mateus Messias, que foram acompanhados pelo Prefeito Celsinho; o secretário de Obras, Carlos Alberto de Souza Júnior; o secretário de Urbanismo e Planejamento, Rodrigo Luís, o diretor de Convênios da Prefeitura de Juruaia Eloy Arraes Avelino e o vereador Edson Ponte Preta.

“Hoje nós estamos para fazer uma autoavaliação das estruturas da obras que foram implantadas aqui. Obras de grande relevância para o município porque visa o tratamento adequados dos efluentes sanitários, que é um ganho de escala muito importante para a população e para o meio ambiente, a Ideia é ver como está esta estrutura hoje, quais são os principais gargalos que impactam diretamente na funcionalidade dela, pra gente conseguir atender a etapa útil”, explica o diretor de abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da SEMAD, Kleyner Jardim.

Para o Prefeito Celsinho, a ETE deve proporcionar crescimento sustentável ao município.

“Essa era uma obra que estava parada e o Alvinho tinha esse compromisso de entregar essa obra para a população, junto com o Semad e a Funasa. Essa obra é importante para o município para ter, no futuro, 100% do esgoto tratado”, ressaltou o Prefeito.

A obra da ETE tem um custo aproximado de R$7 milhões de reais em recursos da Funasa e está paralisada desde 2016. Durante a avaliação, os técnicos visitaram a estação elevatória e a estação, que está com aproximadamente 86% da estrutura pronta. No caso da Estação, o município não é parte do convênio, sendo apenas beneficiária da obra.