IMG-LOGO

Horário de Atendimento
Segunda á sexta das 07:00hs ás 16:00hs

Endereço
Rua Ana vitória 135, Centro



Notícias

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

EMATER ORIENTA AGRICULTORES SOBRE EMISSÃO DE LAUDOS DE GEADAS

Publicado - 13 de Agosto 2021
IMG

Produtores que possuem financiamentos e travas em cooperativas podem ser beneficiados pelo laudo da empresa pública.

As geadas dos dias 20 e 31 de julho trouxeram prejuízos para muitos produtores em todo o Brasil, e em Juruaia não foi diferente. Ter acesso à informação prévia sobre fenômenos meteorológicos pode ser decisivo para evitar problemas no futuro. Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de Juruaia, Luciana Barone, a população da cidade pode receber essa informação de forma ágil por SMS no celular.

Para se cadastrar e receber os alertas, o cidadão precisa enviar uma mensagem de texto, informando o CEP de Juruaia- 37805-000- para o número 40199. 

Laudos

De acordo com o extensionista do escritório de Juruaia da EMATER-MG, Cleverson Menegucci, aproximadamente dez produtores rurais da cidade procuraram a entidade para realizar laudos com o objetivo de atestar os prejuízos causados pelas geadas. O laudo é feito de forma gratuita, mas o extensionista alerta sobre como o documento pode ser utilizado

“O laudo técnico aponta área a lavoura que foi atingida pela geada. Se o produtor tiver trava e tem que entregar café ou financiamento em banco ele pode ser utilizado. Outra situação que o produtor tem que ficar atento é que o laudo não pode ser utilizado para acionar o seguro. Isso porque o seguro é referente a colheita, que já está finalizando. A geada deste ano vai ter reflexos na colheita do ano que vem”, explica Cleverson.

Levantamento feito pelo EMATER-MG apontou que a primeira geada (20 de julho), atingiu 17% das lavouras em Minas. Com a segunda geada (31 de julho), este número chegou à 19,1% de área. O extensionista explica que a geada atingiu área de baixada em vales, principalmente de lavouras mais novas em Juruaia.

“Os cafeicultores mais velhos já possuem conhecimento sobre as áreas onde há risco de geada, por já terem mais experiência e já sabem onde plantar para evitar geadas”, explicou Cleverson. Ainda de acordo com ele, as áreas os macacos, Santo Aleixo, Córrego do Sino e outras áreas baixas foram as mais afetadas pela geada em Juruaia.

O escritório da Emater em Juruaia fica na Rua Tiradentes, nº 135- no Centro de Juruaia.


Facebook Twitter WhatsApp Linkedin Compartilhar