SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PREFEITO ALVINHO FAZ BALANÇO DOS 100 PRIMEIRO DIAS DE GESTÃO

Publicado - 9 de Abril 2021

Retomada de obras paradas, implantação de modelo de gestão e ações para regularização da Prefeitura junto aos órgãos de proteção ao crédito foram alguns dos desafios dos primeiros dias de gestão.

O Prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior, o Alvinho, completa neste sábado (10) 100 dias da nova gestão à frente da prefeitura da cidade. Em seu quarto mandato, a função de gestor já é conhecida de Alvinho, mas a situação em que encontrou a prefeitura trouxe ares de desafio para a nova administração.

Os problemas encontrados pela nova gestão foram apresentados aos vereadores de Juruaia durante uma Audiência Pública em fevereiro. O que se encontrou foi o nome da Prefeitura negativado no Serasa, negativação no CAUC por não ter investido 25% do orçamento na educação em 2020- foram investidos 23,59%-, e obras paradas por problemas na medição, como a construção da nova Escola Municipal Nair Gaspar, no bairro Santo Antônio 2.

O CAUC é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação do cumprimento de requisitos fiscais, necessários à celebração de convênios para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC).

“O jurídicoda prefeitura vai tentar as vias legais para conseguirmos solucionar o problema e não prejudicar os investimentos no município. Vamos trabalhar para que que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) volte novamente a crescer”, ressaltou o Prefeito.

Os cem dias de governo foram acompanhados por consultores da empresa Planej, de São Sebastião do Paraíso para identificar problemas e apontar soluções. “O município trabalha para aplicar os mínimos legais em saúde, educação e Fundeb. É importante destacar a regularidade previdenciária e todas as contribuições, do fundo próprio (Fumprev) e INSS, estão sendo pagos, inclusive o parcelamento firmado”, afirmou o consultor da Planej, Ronaldo José da Silva, sobre o trabalho da nova gestão.

100 dias com ações

Apesar de um cenário cheio de entraves, a gestão 2021/2024 da Prefeitura vem trabalhando para melhorar a vida da população e buscando convênios para tirar do papel projetos para modernização do município, reconhecido nacionalmente pela economia pujante e arrojada.

Em cem dias de governo, as obras da nova Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende foram retomadas. Para a finalização do Centro de Eventos de Juruaia, Alvinho conseguiu a liberação do restante do recurso do convênio junto à Secretaria de Estado de Obras Públicas (SETOP), no valor de R$637 mil. A última etapa da obra já está em processo de licitação.

Ainda no setor de investimentos em obras públicas, a prefeitura já trabalha no estudo e busca recursos para construção de desvio de caminhões para melhorar a fluidez do trânsito no acesso à Juruaia. Nesta semana também houve avanços para a implantação de uma pista de caminhada na rodovia que dá acesso para Nova Resende, o que vai trazer segurança a quem pratica esportes no local.

Nestes cem primeiros dias de governo, a gestão 2021/2024 também trabalhou para parceria com a Copasa, para melhorar o atendimento aos moradores da Mata do Sino com novos projetos para o distrito.

Na Educação, além da retomada das obras da nova escola, a administração adquiriu novo material didático do sistema Aprende Brasil.

Com a pandemia da covid-19, os cuidados com a saúde dos cidadãos de Juruaia foram intensificados e a nova gestão aumentou a testagem da população. Nos 100 primeiro dias de 2021,o número de testes aplicados aumentou 60% em relação a março e dezembro de 2020, prevenindo a disseminação do Coronavírus em Juruaia. Até o momento, 12% da população de Juruaia foi vacinada.

Ainda na área da saúde, a população de Juruaia agora conta com novos médicos no Centro de Especialidades, como cardiologistas,endocrinologista, psiquiatra,ginecologista e obstetra, o que facilita o tratamento de pacientes que não precisam sair de Juruaia para realizar consultas médicas.

“A própria situação da covid nos leva a refletir muito mais. Estamos focados nas ações de enfrentamento da covid para diminuir a disseminação do vírus. Com isso conseguirmos abaixar a curva de casos. Isso está sendo realizado sem esquecer as demandas do município, que é o desvio de caminhões, pista de caminhada, o aumento da demanda de cestas básicas pela própria situação da covid. Não foram enviados novos recursos para o enfrentamento da pandemia. Estamos trabalhando com o que temos sem esquecerdo ser humano”, enfatizou a Alvinho.

Modelo de Gestão

Um dos pontos chave que permitiu a gestão de Alvinho atingir resultados satisfatórios em pouco mais de três meses de governo, foi a implantação de ferramentas de planejamento estratégico nos modelos da iniciativa privada, aplicados à gestão pública, como a GUT e 5W2H.

Isso também permitiu a implantação de novos processos de administração e gestão nas secretarias, departamentos e no almoxarifado, para garantir economia e cuidado com a coisa pública.

A escolha dos secretários foi realizada priorizando os conhecimentos técnicos de cada um deles em suas respectivas áreas.

“A nossa gestão está se aproximando do modelo privado para melhorar resultados. Isso é desenvolvimento para cuidar do povo”, finalizou Alvinho.