SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

JURUAIA PROMOVEU A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Publicado - 17 de Julho 2023

Durante toda a sexta-feira (14), aconteceu a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social em Juruaia com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que queremos e o SUAS que temos".

O encontro aconteceu na Câmara Municipal, contou com a participação de representante de entidades do município, pessoas atendidas pela assistência social, vereadores, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, membros do Conselho Municipal de Assistência Social e a Procuradoria Geral do município, quando debateram propostas para área.

Além da palestra ministrada pela psicóloga e assessora, Elisangela Franco, os participantes debateram propostas dentro de cinco eixos temáticos e escolheram delegados para representar Juruaia na Conferência Estadual. A Secretária Municipal de Assistência Social, Taize Marcelino, também realizou uma prestação de contas sobre as ações desenvolvidas no município, confira:

2021

- Conquista de sede própria para Secretaria de Assistência Social que até então vinha compartilhando espaço com outros equipamentos como o CRAS e o Conselho Tutelar, por exemplo;

- Alteração da Lei Municipal do SUAS (lei nº1.462) cujo ponto principal foi o aprimoramento do texto referente aos benefícios eventuais e suas regulamentações;

- Aquisição de 09 (nove máquinas de costura), 1 (uma) máquina de corte, luvas e tesouras de corte, um total de R$54.095,00. A aquisição foi realizada com recurso do IGD PBF;

- Início do Programa JuruLarLegal de regularização fundiária em parceria com a Procuradoria Municipal e Secretaria Municipal de Obras;

- Contratação de Assessoria em Assistência Social com a finalidade de qualificar melhor os serviços e trabalhadores;

- Retomada das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos após a flexibilização das medidas de proteção do covid-19.

- Convênio com o Lar São Vicente de Paulo no valor de R$120 mil reais. Recebimento de emenda parlamentar no valor de R$100.000,00 cem mil destinados ao custeio de atividades do Lar São Vicente de Paulo;

- Manutenção e melhoria do convênio com a Casa Lar de Muzambinho no valor de R$30mil ao ano.

- Troca de todos os equipamentos/mobiliários do CRAS com recurso oriundo de Emenda Parlamentar no valor de R$50 mil, o que possibilitou uma melhoria nas condições de trabalho dos servidores e consequente melhoria na oferta dos serviços à população;

- Finalização de 138 escrituras do Programa JuruLar Legal (Residencial Nenê Reis e primeira fase do Barra Mansa), garantindo o direto de moradia aos cidadãos.

- Compra de cobertores (com recursos próprios) e entrega a famílias em situação de vulnerabilidade a fim de diminuir o impacto do inverno.

2022

- Recebimento de Emenda Parlamentar no valor de R$50 mil para compra de equipamentos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos onde adquirimos brinquedos, materiais lúdicos, melhorando assim o espaço e gerando mais conforto e melhorando a acolhida dos usuários.

- Recebimento de Emenda Parlamentar no valor de R$108 mil para custeio das atividades da Secretaria de Assistência Social;

2023

- Ampliação do benefício eventual de alimentação com inclusão de absorvente e leite, garantindo assim, mais dignidade para a mulher e diminuindo a insegurança alimentar;

- Ação de conscientização e proteção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todas as escolas da cidade durante o mês de maio;

- Capacitação aos servidores da rede de educação e saúde sobre o Trabalho Infantil e o Programa Entrega Legal; Recebimento de emenda parlamentar de R$100 mil para custeio das atividades a ser repassado ao Lar São Vicente (valor foi repassado em julho/2023 e já está em, falta aprovação de dotação orçamentária pela Câmara Municipal para efetivação do repasse).