SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURÍSTICO

PREFEITURA DE JURUAIA INAUGURA PONTO DE ATENDIMENTO VIRTUAL (PAV) DA RECEITA FEDERAL

Publicado - 29 de Maio 2023

Atendimento é realizado por um servidor municipal que avalia as solicitações do contribuinte, presta as orientações e encaminha os documentos à instituição.

Nesta segunda-feira (29/05), a comunidade juruaiense ganhou mais um serviço oferecido pela Prefeitura de Juruaia em parceria com a Receita Federal. Foi inaugurado o Ponto de Atendimento Virtual - PAV de Minas Gerais, localizado na Sala Mineira do Empreendedor de Juruaia, na Rua Ana Vitória, nº 135 - Centro (sede da Prefeitura Municipal).

O PAV é uma iniciativa da Receita Federal em parceria com os municípios que busca oferecer atendimento aos cidadãos em sua própria cidade, sem que precisem se deslocar até as agências e centros de atendimento ao contribuinte da Receita Federal em outros municípios. O Ponto de Atendimento Virtual em Juruaia disponibiliza serviços como: CPF (inscrição, regularização, alteração), pesquisa de situação fiscal, informações sobre ITR (imposto territorial rural) e Imposto de Renda da Pessoa Física, entre outros.

No ano passado, os PAV de Minas Gerais realizaram 97.758 atendimentos. Somente no Sul de Minas há 78 PAV em funcionamento. Foram 14.686 atendimentos em 2022, uma economia estimada de R$653.886,70 para os contribuintes (considerando valores médios de deslocamento até a unidade da Receita Federal mais próxima). Somando-se às agências e CAC, 87% da população do Sul de Minas possui atendimento presencial da Receita Federal em sua própria cidade.

"Estamos disponibilizando o atendimento da Receita Federal no PAV, evitando que os cidadãos precisem se deslocar até a agência de Guaxupé para serem atendidos. Nosso foco é atender toda a sociedade, mas em relação ao PAV, a principal beneficiada é a população de baixa renda de Juruaia”, disse o delegado da Receita Federal no Sul de Minas auditor-fiscal, Eduardo Antônio Costa.

Para o prefeito municipal de Juruaia,Celso Marques Junior, esse importante serviço em parceria com a Receita federal, é mais uma iniciativa da gestão municipal em prol da comunidade.

“Conforme diz nosso slogan ‘Desenvolvimento é cuidar do povo’, nossa gestão tem realizado diversas ações em prol da população de Juruaia. A inauguração do PAV é um desses bons exemplos, pois quem ganha é a comunidade, já que os serviços da Receita Federal estarão mais próximos de todos. Facilitando a vida dos empreendedores, das empresas e do próprio cidadão que irão economizar tempo e dinheiro, deixando de se deslocar a outros municípios em busca dos serviços da Receita Federal”, destacou Celso Marques Junior.

Além do prefeito Celso Marques Junior, estavam presentes no evento de inauguração o Procurador Geral do município, Dr. Gustavo Andrade; Secretários Municipais; servidores da prefeitura; o presidente da câmara, Edinaldo Alves; os vereadores Antônio Carlos Gonçalves Marques; Rubens Donizete do Nascimento; Edson Joaquim Donizete da Silva e Esmael Alves da Trindade.

Representando a Receita Federal, o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e a chefe da agência da Receita Federal de Guaxupé, Simone Dorinho de Oliveira e o chefe da agência da Receita Federal de São Sebastião do Paraíso, Valmir Paulino Benício.

Como funciona o PAV?

O objetivo do PAV é aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal; disponibilizar nas prefeituras, o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso dos contribuintes.  No PAV há atendimentos de diversos serviços como: regularização, alteração e inscrição de CPF, orientações sobre Imposto de Renda, ITR (Imposto Territorial Rural), construção civil, pesquisa de situação fiscal e cadastral dos contribuintes entre outros.

O atendimento é realizado por um servidor da Prefeitura que avalia as solicitações do contribuinte, presta as orientações e caso seja necessário, encaminha os documentos, por processo digital, para que a Receita Federal conclua o atendimento.