Prefeitura de Juruaia, 19 de junho de 2019

Secretaria de Saúde de Juruaia é parabenizada por projeto com candidatos a cirurgia bariátrica

Publicado, sexta, 24 de maio de 2019 / por :Lucineia Vieira

O presidente do COSEMSMG-Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais encaminhou um ofício à Prefeitura de Juruaia, datado em 21 de maio, parabenizando a iniciativa realizada do município com o projeto “Preparando para a Grande Mudança: Assistência ao usuário candidato à cirurgia bariátrica”.

O projeto foi selecionado para ser apresentado na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, em julho próximo, em Brasília.

A ideia do projeto surgiu depois de observarem as dificuldades dos usuários com indicação para cirurgia bariátrica no tratamento perioperatório, em 2014. Os mesmos se deslocavam por 120 km para o acompanhamento realizado pela Equipe de Referência da Santa Casa de Poços de Caldas. No sentido de garantir mais conforto e praticidade a estes usuários, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Academia da Saúde de Juruaia, desenvolveu um trabalho semelhante ao da equipe de referência, onde todo o acompanhamento destes candidatos ao procedimento pudesse ser realizado na própria Unidade Básica de Saúde do município, pelo período de um ano.

Os candidatos à cirurgia bariátrica de Juruaia passaram por uma triagem, sendo avaliados pela nutricionista, assistente social, médico, psicólogo e educador físico. Eles participaram de reuniões em grupo e individual, com consultas e atividades físicas.

Todo projeto teve uma despesa mínima, uma vez que os profissionais da ESF-Estratégia de Saúde da Família e do NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família, adequaram suas agendas e espaços utilizados que já fazem parte do consumo dessas unidades.

“É possível notar muitos resultados positivos em relação a experiência, pois ele facilita e melhora a adesão dos usuários perante o processo da cirurgia bariátrica, reduz custos, efetiva o vínculo entre o serviços de porta de entrada e a população alvo, além de aproximar a saúde do obeso. Como conclusão da equipe, ressalta-se que é gratificante notar os vários objetivos alcançados, bem como o reconhecimento da equipe cirúrgica de referência da Santa Casa de Poços de Caldas”, foi a conclusão do projeto que teve como participantes Mônica Garcia Ribeiro, Márcio Lopes, Aloísio Correa, Laís Prinholato, Danielly Rezende, Sônia Ribeiro, Maurício Bueno, Marília Cerávolo, Marcela Mengual e Geovana Eduarda.