Prefeitura de Juruaia, 19 de junho de 2019

Jurupatas alerta donos de cães sobre doença grave

Publicado, terça, 21 de maio de 2019 / por :Lucineia Vieira

Os voluntários (as) da Jurupatas estão observando que tem aumentado o número de casos de tumor venéreo transmissível em cães.

Na cidade, como é costume de muitos moradores, os cães andam soltos pelas ruas e estão mais suscetíveis de contraírem a doença, que é transmitida sexualmente.

Mais conhecido como TVT Canino,  o tumor pode afetar tanto machos quanto fêmeas, embora seja observada uma incidência maior entre indivíduos que exibem atividade sexual, ou seja, não castrados.

O tumor venéreo aparece em cães, no genital de ambos os sexos, embora seja possível encontrar em outras áreas do corpo como períneo, rosto, boca, língua, olhos, nariz ou nas pernas.

Felizmente, é um tumor pouco frequente e que só o veterinário será capaz de estabelecer o diagnóstico diferencial adequado.

Estes tumores podem ser mantidos em período de incubação por até vários meses após a infecção antes de ser observada a massa à medida que cresce, podendo se espalhar para o escroto e ânus ou mesmo órgãos como o fígado ou baço.

A equipe da Jurupatas pede aos moradores para que deixem seus cães presos em casa para que a doença não se alastre causando a morte de seus animais e tristeza aos familiares. A castração também é a melhor forma de proteger seu cãozinho dessa doença.